Palavra dos Presidentes

O Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA) chega a sua trigésima terceira edição. É o principal evento da categoria agronômica no país, que trata das questões de política profissional e o envolvimento dos Engenheiros Agrônomos com grandes questões do Brasil e no Mundo, promovido pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB) e pela Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).

O tema central será “Formação, Atribuições e Exercício Profissional Pleno da Agronomia no Mundo em Transformação”. O evento será palco para discussões dos desafios enfrentados pela profissão, buscando definir os rumos da Agronomia Nacional e assim contribuir com a evolução da humanidade.

Na defesa das amplas atribuições para a atuação profissional, serão tratados assuntos como segurança alimentar e nutricional, meio ambiente, mudanças climáticas, biodiversidade, sustentabilidade, ODS, inovações tecnológicas, mercado e economia, desenvolvimento rural, gestão dos negócios, novas oportunidades, empreendedorismo, agroturismo, cooperativismo e associativismo, educação e formação, qualificação profissional, ensino, pesquisa, extensão rural, consultoria agronômica, bioeconomia, produção agropecuária, pós-colheita, agroindustrialização, energias renováveis, receituário agronômico, código de ética, representação e valorização profissional, entre tantos outros. Também haverá a realização de minicursos, visitas técnicas e uma intensa programação cultural.

O XXXIII Congresso Brasileiro de Agronomia será realizado em setembro de 2023 no município de Pelotas-RS, um dos berços da Agronomia Nacional, onde foi fundada a segunda Faculdade de Agronomia do Brasil, ainda no período Imperial. Desde sua fundação, em 1883, nunca parou, sendo este o Curso de Agronomia mais antigo em funcionamento ininterrupto do país com 140 anos em atividade. A Faculdade de Agronomia “Eliseu Maciel” (FAEM), integrante da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), já formou mais de 7.500 Engenheiros Agrônomos, entre eles, a primeira Engenheira Agrônoma do Brasil, Maria Eulália da Costa, no ano de 1915.

O Rio Grande do Sul receberá pela terceira vez o evento, antes realizado em 1969 em Porto Alegre e em 2009 em Gramado. A Agronomia Gaúcha com seus mais de 50 cursos de Agronomia, 45 associações de profissionais de Agronomia - o maior número entre os estados brasileiros, e o 4° maior número de Engenheiros Agrônomos do Brasil, todos representados e congregados pela sua entidade máxima, a Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS) que estará durante o CBA dando início às comemorações do centenário da sua entidade percussora.

Com seu povo hospitaleiro, o Rio Grande do Sul transpira tradicionalismo e cultura lado a lado com avanços e inovações. É um Estado com história viva, batalhas heroicas, rico em belezas naturais, paisagens preservadas dos biomas Mata Atlântica e Pampa, com verdadeiros “santuários” ecológicos como o Banhado do Taim, a Lagoa do Peixe e os Aparados da Serra, dentre outros, tem no agronegócio, diversificado e com práticas sustentáveis, um dos pilares da economia gaúcha.

Vem participar conosco deste grande momento. O Brasil e o Rio Grande do Sul preparam-se e esperam ansiosos as Engenheiras Agrônomas, os Engenheiros Agrônomos e os acadêmicos de Agronomia, lá em Pelotas, no extremo sul do país.

Como é dito no “gauchês”: te aprochega, vivente!

Mas Bah, tchê!

Leonardo Gonçalves Cera – Presidente da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).

Kleber Souza dos Santos – Presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB).